BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


domingo, 9 de maio de 2010

Mamãe e a saga do pão e do fogão

Queridas! Nunca havia preparado massas na vida e admirava uma tia querida que em toda reunião na casa da minha avó mandava ver em deliciosas fornadas de pizza... Aí chegou uma misteriosa revista da Unilever aqui em casa e deparei com receitas que utilizavam leite de soja. A dos enroladinhos de salsicha pareceu ideal pra alimentar meus famintos adolescentes. Criei coragem e fiz com leite de vaca integral e deu super-certo! Espalhei que aprendi a fazer pão e apareceu encomenda: Mamãe está fazendo exames para os quais necessita uma dieta bem restritiva, com sal sem iodo, ovo sem gema, leite desnatado em pó, café só do coado e nada de alimentos vermelhos, como tomate, melancia, por aí... Lá fui eu preparar a massa, seguindo a receita adaptada:

A bolinha foi descansar por uma hora...

Depois de crescida, hora de amassar com o rolo:

Pulei algumas etapas que explicarei depois, mas mostro o resultado final: optei por acrescentar um pouco de flocos de aveia após pincelar com clara, para um toque mais saudável!

Mamis em todo o seu esplendor (o calor estava grande), degustando seu pãozinho com margarina sem sal e café da minha cafeteira italianinha...


Mais tarde, pus mão na massa de novo, dessa vez sem restrições, para os filhotes:

O bom da repetição é melhorar a técnica, explorar as possibilidades de novos e melhores sabores!

Começando o processo de corte...

Pequenos triângulos para os enroladinhos:

Começando a pôr os "cobertores" nas bichinhas...


Enrolando, moldando, deixando a emenda embaixo...

Acabou a salsicha? Problema não, qualquer sobrinha serve, seja de presunto e mussarela, frango... Aqui usei a primeira opção.

Tudo enrolado? Agora mostro parte de minha labuta numa cozinha apertada: reparem como faço para ligar o forno num fogão velho onde o turbo-forno não mais funciona, nem o acendimento automático...

Aproveitem pra brincar do jogo dos vários erros, a começar pelo mais grave: geladeira e freezer EM FRENTE ao fogão(um atrapalha o outro, frio versus calor); meu freezer faltando completar a cobertura de bolinhas; as cores nada a ver deles(freezer, geladeira e fogão) com o geral da cozinha; pontos horrendos de ferrugem; a pia de granito servindo só de apoio pra coisas leves, pois está solta de um lado...

Novela de tirar as grades...

Tirar a tampa do fundo também!

...para enfim chegar ao objetivo!

Sacaram? A novela recomeça, mas agora ao contrário...

Enquanto o forno preaquece, vamos pincelar os enroladinhos com ovo batido. Só por cima mesmo, sem deixar escorrer muito, senão gruda e fica uma dureza pra soltar da forma. Quero uma de teflon!

Finalizei salpicando manjericão nos de salsicha e orégano nos de queijo e presunto.

Colocando tudo (precisei de outra forma, de pizza, pois faltou espaço).

Por fim, ficaram moreninhos e macios... A qualidade das fotos do filhote se deveu à fome do pobrezinho, sorry!

Se ficaram bons? Não duraram muito, hehehe...

Beijocas

5 comentários:

Mãe dos filhos disse...

Hummmmmmmmmmmmm
Menina!
Q coisa massa...rs
Esses de salsicha deram água na boca. E a saga do fogão, viu? Ninguém merece...só muito dom pra cozinha pra suportar isso. Eu já tinha me aposentado...kkk
Bj

Chantal Jeanne disse...

Ed
A tua mãe é muito enxuta !! Me deu fome só de olhar esses pães !

Post muito bem elaborado com as fotos explicando tudo.

Parabens !

Sherol Vinhas disse...

Bom Diaa!!
Me manda seu Cep que te envio o valor exato!!
Beijos

Sherol Vinhas disse...

Há! Esqueci! Desculpa, meu email é sherol.vinhas@hotmail.com.

Cinária Mendes disse...

Edlena,deu trabalho mas ficaram ótimos! Beijos