BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

A cozinha apertada - Parte II (pia)

Promessa, promessas... Por razões que vão além da minha vontade, não postei os finalmentes da Parte I da saga da minha cozinha. Hoje continuo a saga com um novo capítulo não terminado, e porquê? Mostrarei todos os podres históricos antes das soluções e melhoramentos, para uma melhor compreensão (assim acho eu).
Como saudade não tem idade, aí vão algumas imagens da minha cozinha em 2006, ainda com os mesmos azulejos e armários, mas com a pia de granito e muitos badulaques excedentes e horrendos, vejo hoje com clareza (como pude ser tão sem-noção, meu Deus?). O bom é que jamais irá piorar, com certeza, e tudo o que vier é aprendizado (obrigada mil vezes à blogosfera que tanto me instruiu!). A situação abaixo era a do aniversário da filhota, pós parabéns, hora do sorvete! Eu tentava de todo jeito fazer por onde ninguém adentrasse nesse recinto minúsculo e abarrotado, mas não tinha jeito... SOCORRO!


Como vocês podem observar, entre outras mazelas, há um listelo da parede junto à torneira faltando, resultado de um vazamento do cano que precisou ser reparado. Encontramos outro igual? Claro que não, não fomos nós que construímos a casa... Lá atrás penduradas, as tenebrosas frigideiras azuis, entre outras que não deveriam mostrar seus fundilhos JAMAIS para a humanidade. Essa pia tem um encanamento de saída da água servida extremamente ineficiente. Quando a pia enche se voce abrir a tampa do ralo de vez, a cozinha alaga (o ralo fica embaixo dela). Pedia a todos os santos que nenhuma visita prestimosa cismasse de "ajudar com a louça", pois por mais de uma vez um incauto solidário precisou ver sua boa ação se transformar num dilúvio, com operação rodo e panos de chão a perder de vista, fora o cheirinho infame! E esse cabelinho aí? Toda Eva, hein menina?

Essa foi há uns vinte dias. O listelo substituído foi o melhor que encontramos, mas eu preferiria algo neutro, se houvesse, pra não haver esse carnaval de cores e arabescos. Temos um projeto futuro de aumentar a cozinha, com uma virada radical da pia, de maneira que eu possa ver a tv da sala enquanto lavo a louça e cozinho. Será uma obra braba, tudo será quebrado de cima a baixo. Vêem o estado da parede? Um instalador da Todeschini há uns oito anos inventou de se apoiar na pia com o pé para colocar um armário. Quebrou um "cachorro" de sustentação e foi um bafafá maior do mundo até arranjarem um profissional pra endireitar no mesmo dia (rolou até mais de nove da noite o conserto graças ao meu homem-procon, o super-maridex que bateu o pé que isso não era possível etc. Só que o conserto maravilhoso com aquela massa que cola super forte durou exatamente isso, oito anos. Eles não colocaram "cachorro" novo (parece nome de banda de rock), nem mão francesa, só a cola. E os ingênuos aqui deixaram. Resultado? A pia arriou de um lado. A primeira moradora da casa nem havia vedado atrás do espelho da pia com massa ou silicone, daí as manchas nos azulejos e o MDF dos armários comprometido. Hoje sabemos que armário de pia tem que ser com madeira naval, nem se discute! Detalhe da cerâmica quebrada embaixo, onde o infeliz do pedreiro furou o cano... Mais água pros armários afofados! A mancha amarela da prateleira? FERRUGEM do fundo da frigideira ordinária que depois virou peça de decoração, lembram?


O de boné foi o que quis colar o cano furado com COLA MALUCA. Profissional do SINE? Never more!

A pia nova encheu a cozinha de brilho... Reluziu! Esses armários ainda vão me acompanhar por um tempo, portanto... maquiagem neles! Depois mostro, no próximo capítulo.

4 comentários:

Cinária Mendes disse...

Menina, que bagunça!A pia de inox ficou linda! A sua cozinha não estava feia como voce diz.O tempo passa e as coisas vão ficando velhas, a gente cansa e acha feio.É bom que a gente troca tudo...rsrsrs...Beijos

Cissa Branco disse...

Oi,
Gostei muito de seu blog, me diverti e me identifiquei com algumas das suas histórias. Já estou seguindo.
Beijos

Cinária Mendes disse...

Edlena, só para ser educada, vou dizer que dormir ¨¨satisfeita¨¨porque eu comi 2 canecas de caldo. Que delicia pegar mandioca no pé e fazer na hora! amo isto!!!
Beijos e bom domingo com muita mandioca!

Sherol Vinhas disse...

Edlena pode ficar tranquila, vou ficar no aguardo e se quizer faço do jeito que pedir.
Há! Eu faço velas também, coloco nos porta velas de vidro ou de latinhas.
No blog são as aquelas marronzinhas e verdes, que postei por ultimo, todas com essências.
Estou louca de curiosidade pra ver a sua cozinha.
bjs