BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


segunda-feira, 14 de junho de 2010

My Valentine



Meu filhote faz anos na véspera do dia dos namorados. Esse ano foram os 17... Como sempre, tem seus desejos realizados neste dia. Pela manhã, foram ovos e bacon no café, que não fotografei para respeitar nosso acordo: há anos teimamos em fazer auê pela manhã nos aniversários, muitas fotos e indignação posterior por conta das caras inchadas e sorrisos forçados. Deixei pra fotografar o almoço no self-service preferido dele... Aí vem a pergunta: que mãe é essa que não se digna a fazer um prato especial para o rebento? Resposta: o pai viajou (ia fazer o churrasco no sábado, não sei fazer churrasco) ; avó palpiteira sugere feijoada com ajuda da diarista; greve de ônibus deixa diarista ilhada em Tão Tão Distante; ingredientes já estavam comprados, decidi entrar com a cara e a coragem e as dicas da mãe; filhote não comemorou na sexta por ser véspera do simulado do ENEM; como feijoada é feita de véspera, tive que dar início aos trabalhos durante toda a manhã, impossibilitando se comer em casa, totalmente aromatizada com perfumes suínos... Agora enumero os ingredientes e procedimentos tomados, resumidamente:

Farinha amarela e arroz

Carnes salgadas de molho (costela, pé e orelha de porco, charque) e o feijão preto

Linguiça calabresa e bacon

A bichinha trabalhou bastante, foram cozidas primeiro as carnes, depois acrescentado o feijão e os temperos (duas vezes o processo, só tenho uma panela de pressão). Cozinhei mais um pouco de feijão sem as carnes para fazer o tutu, exigência da filhota. Tinha levado o carro pro lava-jato aqui pertinho, quase deixo o arroz queimar (queimou um tiquinho, certos membros da família adoram assim, chamam arroz pregado). Deixei a farofa e a salada pra fazer no dia mesmo.

Jantarzinho singelo (strogonoff de frango com arroz e batata palha), e o brinde com água aromatizada e gaseificada...

O quarteto desfalcado

Enquanto isso, o caldo está engrossando...

Lá pra meia-noite fui preparar o bolinho simples de chocolate. Desencavei leite condensado e coco ralado pro recheio, e no dia seguinte derreti chocolate meio amargo com creme de leite para a cobertura. Arrematei com castanha de caju picada e cereal de chocolate.

A moçada comeu e comeu e por fim se entregou aos prazeres dos games...

... e do futebol!

Próximo capítulo: a chegada do namorido e os mimos de Sampa!

4 comentários:

Cinária Mendes disse...

Edlena,seu filho é lindo!
Parabens e felicidades para ele!
Que delicia de feijoada! Eu amo, eu quero!!!
Amei a caneca de São Paulo.
O visual novo do blog ficou de arassar!AMEI!!!
Beijos na parede!!!rsrsrs

Chantal Jeanne disse...

Edlena
O seu blog é muito simpatico! Parabens pelo lindo filhote! Fiquei BABANDO, sou louca por uma bela feijoada.

Mais Equilibrio disse...

Olá Edlena, parabéns para o filho adolescente......
Ainda bem que meus filhos já passaram dessa fase..rsrsrsrsrrs.
Adoro bolo.... estava lindo e com certeza gostoso. O que me chamou a atenção foi aquele suporte debaixo do bolo é para espantar formiga? Pois minha sogra ganhou um de alguém, mas não sabe onde comprar, e em casa está um desfile de formigas que só vendo!!!
Bjs e boa sorte!

Mãe dos filhos disse...

Ed,
nem tinha visto esse post. Menina, a feijoada estava divinal, como diria a MC, né? Afe Maria...uma delícia! E o Dani, peloamor...como está grande! E o tempo parece q passou tão rápido, nem acredito q eu o vi bb. Q ele continue sendo esse filho maravilhoso!!!
Beijos