BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ÓIA O FUMO!

Atendendo a pedidos (estou tão chic), disponibilizarei a receita encontrada no site AGRONOMIA.NET para o controle de pulgões. Para mim será algo inédito (o material empregado). Já ouvi muito falar do danado, mas finalmente irei manuseá-lo (EITA!). Estou a falar do FUMO DE ROLO, crianças... Quem se habilita? É coisa de mercado popular, chequem com suas fontes (pais de santo, benzedeiras e mascadores de plantão, ECA!).

EXTRATO DE FUMO (Receitas da Vovó)

PEQUENA EXPLICAÇÃO: Pulgões são insetos que sugam seiva das plantas. Existem de várias cores. A maioria é desprovida de asas e vive em colônias.

Coloque um pouco de fumo picado em uma tigela (no site não define quantidades, mas o fumo é normalmente vendido no metro, então é pedir a informação ao vendedor ou basear-se no tamanho da área que deseja proteger e tentar fazer uma equalização). Cubra com álcool (líquido ou gel) e depois que o fumo tiver absorvido todo o álcool, coloque novamente mais um pouco de álcool, agora diluído em água. Deixe por 48 h em local fresco. Torça o preparado em um pano fino e guarde-o em uma garrafa em local escuro. Pulverize nas folhas da planta.

OBS.: Se desejar também combater cochonilas, misture cerca de 1 copo do líquido com 100g de sabão neutro derretido em água quente. Acrescente mais 10 litros de água, coe e pulverize.
Plantas saudáveis para todos!
Beijinhos

3 comentários:

Cissa Branco disse...

Que chic!
Edlena consultoria.
Adorei a receita, e irei repassar aos que necessitam, rs.
Beijos

zenaide storino disse...

Ola.
Vou tentar aplicar essa receita em duas plantas que estao infectadas.Lavei com agua e um pouco de sabao,tinha ate melhorado,mas voltaram com tudo.O jeito foi isola-las das outras plantas para nao ifectar todas.Grande abraco.zenaide storino.

Angélica Roz disse...

Humm, quanta coisa boa tem esse blog! Adorei conhecer! Voltarei mais vezes. Bjsss