BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


domingo, 14 de novembro de 2010

Cio da Terra


Minha fase paisagista ainda está rendendo... O pouquinho de espaço que tenho faço por onde me agrade aos olhos, não dê muito trabalho e não cause sofrimento às plantinhas mais que o necessário... Estou falando das podas, pois se eu deixar meu jardinzinho vira uma selva, mesmo com tempo seco. A lágrima-de-cristo é uma que cresce pra todo lado e sempre tem pezinhos novos nascendo em meio à grama, que eu preciso arrancar para não ter um matagal de lágrimas sangrentas ( melodramático, não?). Hoje falarei do meu canteirinho problemático... O chamo assim por não apanhar sol direto e as espécies que tentei cultivar não foram muito pra frente. A muda de acerola da vovó Geralda em quase dez anos só deu uns frutinhos há uns três, depois never more. Acerola gosta MESMO de sol, e a minha só junta pulgão e cochonila, que sugam a seiva da planta e liberam um melado que as formiguinhas adoram, além de alguns passarinhos. Só que planta fica com aparência péssima, apesar desse mutualismo da natureza... E deixa o chão melado e as plantas que ficam embaixo também, no caso, meus lírios-da-paz. Vislumbrem o antigo cenário:

Varanda com a acerola ao fundo. Abaixo dela, o lírio-da-paz que multiplicou e precisou ser desmembrado em vários pés, pois há muito tempo não florava.

Detalhe da folha do lírio coberta com o líquido adocicado liberado pelo pulgão, além dos cisquinhos brancos e uma folhinha da acerola.

Pois bem, tomei coragem e resolvi não esperar pelo jardineiro preferido do condomínio, que já estava com a agenda lotada! A terra do meu canteiro problemático era coberta de brita(no tempo dos meus jabutizinhos que viviam ali). Ainda acrescentei tijolos para dificultar meus gatos no ato de fazer banheiro ali... Pura economia, podia ter comprado pedras bonitas e tal. O fato é que demolimos uma velha churrasqueira e tínhamos tijolos saindo pelo ladrão, daí que preferi dar uso a eles. Só que eles estavam dispostos bem feiamente e o jardineiro em sua visita anterior havia sugerido colocá-los inclinadinhos. Peguei o mote e fui em frente, por minha conta e risco(e dedos esfolados).

O bom é que ia encontrando aquelas pedras de rio mais bonitas em meio à escavação...

Nem pra encontrar um fóssil valioso, ou um tesouro enterrado...

A jibóia ali no vaso também estava transbordando. E ainda tinha um bruta formigueiro dentro!

Todos os vasos que estavam nesse espaço estavam a ponto de se desfazer, por causa da umidade. Resolvi que só plantaria no chão dessa vez...

Perceberam como foi ficando mais ensolarado? O calorzão do meio-dia em sua fúria! Eu estava suando em bicas nessa hora... Mas tudo já estava tomando forma.

Comecei meio equivocadamente, enchendo de pedras maiores no pé do muro. Só que elas seriam mais necessárias mais próximas à calçada, por causa da época das chuvas, para reter a terra que porventura escorresse com a água.

Voilá! Reparado o erro, fui aproveitando ainda os tijolos que sobraram numa barreira extra e espalhei ramos de jibóia em toda a extensão de terra. A acerola sofreu uma poda radical pra tratamento de suas folhas contra pragas. Com um cachepôzinho de barro e uma garrafa long neck fiz um cogumelo pra dar um pouco de cor enquanto não providencio espécies mais alegres e que gostem de sombra. Detalhe para meu pezinho de manjericão na jardineira: cheiroso de dar gosto!

Os filhotes de lírios-da -paz que desmembrei da moita. Distribuí com parentes e amigos e ainda sobrou!

Ainda tem desses menorzinhos à espera de um lugar ideal, na sombra e sem aperto.

Minha única ATA, ou fruta-do-conde, ou pinha. Toda poderosa nesse cantinho difícil, mas fértil.

Juntinho dela, meu bugari, que também floresce muito pouco por não pegar sol suficiente. O perfume é maravilhoso!

Lembram do meu mamão filho único? Está crescendo bem lentamente, mas resistindo. Maridex já cortou o "olho" da planta pra ver se desenvolve logo a fruta. Assim que amadurecer, terei que sacrificar a árvore, pois o local é impraticável... Mas fico feliz de ter sido agraciada com essa pequena dádiva!


Beijos verdejantes, tenham todos um maravilhoso fim de domingo e um feriado bem proveitoso!

Um comentário:

Márcia Chaves disse...

Mostrei as fotos para o meu marido e ele ficou louco!! Sempre me cobra ter perdido o jardim qdo trocamos a casa por apartamento. rsrsrs Mesmo tendo uma amoreiar, uma jabuticabeira, um pé de romã, alecrins, hortelãs, feijão(??) ervilha (????) azaléias, e dois coqueiros na minha sacada. Meio mata Atlantica, isso sim.

Abs

Márcia
www.loucapramudar.blogspot.com