BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


sexta-feira, 23 de julho de 2010

NEWS - Família, passeio, decoração, artesanato, culinária...

Visitando meu sobrinho recentemente com minha mãe, demos de cara com outra visita: minha tia-avó Odorina. Ela tem 94 anos e ainda sacoleja pela cidade com seu fusquinha. Quando eu era criança adorava andar no carro dela, tão novinho e cheiroso. Pois é o mesmo, só não novinho e cheiroso... não sei, pois faz tempo que não entro nele. Na foto o dito cujo, a dona, mamãe, sobrinho e mano.

Férias, opções a rodo. Eu e mamis fomos para a Feira Mundial de Artesanato. Filhote preferiu ficar no shopping mas a filhota quis conhecer. Sinceramente? Nada muito especial. Algumas coisas realmente autênticas no meio de diversas quinquilharias que você encontra em qualquer lojinha chinesa... Tenho pouquinhas fotos do evento, do lanche que fizemos na tenda do Egito. A filhota se encantou com uma réplica de lhama em tamanho natural na barraca do Peru, só que eles cobravam dois reais por uma foto com o boneco. Ali o dinheiro voa, pois não aceitam cartão... Comprei pra ela um gorro da Bolívia e pra mim um presepiozinho do Peru. Eu e mamis rachamos um pastel egípcio (sambuksa) e um copo de suco de uva com água de rosas.


Na foto de divulgação essa bebida é servida numa taça bem bonita... Olha só a realidade!

Sambuksa: pastel comprido recheado de carne moída com castanhas e outros temperos, recoberto com gergelim. Bonzinho, mas não sou chegada a frituras. Esqueci de fotografar uma espécie de biscoito recheado com tâmaras e castanhas, coberto de açúcar de confeiteiro. A aparência era boa, mas o que comi parecia um pouco passado...

Ela feliz da vida com seu chapéu esquentador de orelhas.

Achei muito engraçado esse presépio com uma sagrada família peruana com cara de tédio e lhamas-carneiros com sorrisinhos irônicos... O menino Jesus de gorrinho achei fofo! As manchas de fuligem saindo das janelas devem-se à velinha que acendi dentro para ver o efeito. Da próxima melhor usar luzinhas elétricas mesmo.

Ganhei este leque de um tio que está de mudança e ainda não encontrei seu local definitivo, de maneira que ele está por enquanto acampado na varanda, que tem outros elementos orientais combinando.

Do tio também ganhei esses sapinhos folgados que se juntaram à fauna...

Ontem acordei com a macaca! Munida de restos e tocos de velas acumuladas, peguei a dica da companheira blogueira Sherol Vinhas e taquei a derreter tudo na panelinha em banho-maria.

As sujeirinhas ficam todas no fundo, aí é só despejar nos recipientes com os pavios.

Esses cacos bem escuros eram de um enfeite que os gatitos fizeram o favor de quebrar no meio de um circuito de pulos...
A cozinha foi tomada pela OPERAÇÃO RECICLAGEM DE VELAS!

Acrescentei essas antigas rosinhas flutuantes que perderam o pavio...


Checando com a escumadeira se tudo derreteu direitinho, se não há nenhum corpo estranho...

Agora é despejar nos vidrinhos de geléia. Percebam os barbantes amarrados num clips desentortado que serviu pra manter o pavio retinho.

O mais chatinho é enfiar o barbante nesse fundo de metal do pavio. Existem outros modelos desse círculo de metal feitos a partir de latas de óleo, que são mais práticos de prender.

Olha a fornada de uma manhã! As escuros e aquela com uns gravetinhos são as de canela!

Direto pro suporte de parede!

Aqui temos os potinhos adquiridos pela inspiração da mana, que agora está uma moça e cozinha pra caramba... As saladas dela são de dar água na boca, e ela é super-organizada, deixa tudo separadinho, no ponto de fazer!

Estes ingredientes eu comprei inspirada na dieta da Chantal, que está uma atleta novamente e deixa receitas incríveis pra quem quiser ir visitá-la e deixar um recadinho!

Esse post foi uma salada, não? É pra combinar com o final, rs.

Beijocas!

2 comentários:

Tania Forti disse...

Sabe que preciso fazer isso qualquer hora também? Já faz tempo que guardei uns toquinhos de vela aqui pra reciclar, mas dá uma preguicinha!

FLOR DE LÓTUS disse...

Adorei os potinhos!!! Chego do supermercado e já preparo tudo pra depois não dar preguiça e é uma mão na roda!! Que bom que vc gostou!