BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tudo era apenas uma brincadeira...

...que foi crescendo, crescendo...
Natal em Brumado (Ba) é diferente. Pelo menos na casa da família do marido. Acontece que é o dia do aniversário da sogra, então faz-se um jantar, reune-se a família e tá bom demais. A família é grande, beeeem grande. Não tem sala nem mesa que caiba todo mundo (e sempre falta alguém que pode estar viajando ou trabalhando ou mora muito longe). Mas o povo brinca, se aperta, conta causos e piadas, come e bebe bastante, mima e presenteia Dona Delfina. Ano passado falhei com ela, duplamente. Fiquei devendo vestido novo e bolo de aniversário. Tentei compensar com uma decoraçãozinha singela... Só esqueci de virar as forminhas de empada para o lado certo, para aparecerem os laços!

Essa foi a primeira vez que decorei com bandeirolas. Usei feltro e não me arrependi: serviram para três eventos diferentes e ainda estão aqui, guardadinhas, à espera dos próximos! É só recortar as letrinhas (também em feltro, de cor diferente para contrastar) e pronto! Mais festivo impossível...

Olhaí eu repetindo cardápio... Só que nessa foto combinou melhor, pois era manhã de natal! Rabanadas no capricho (eu ainda prefiro as feitas com pão integral, com muuuitos grãos, pois ficam mais firmes e nutritivas).

Abaixo, o vaso com as begônias que escolhemos para D. Delfina. Não conhecia a flor, e adorei essa tonalidade!

Depois de uma boa caminhada matinal, inventei de variar o cardápio baiano e preparei um baião de dois com bastante queijo coalho para a galera. Recebi vários joinhas, rs.

No afã de decorar o salão de eventos (sala de refeições da família), cismei de fazer a tal bola enrolada em barbante de sisal. A proposta era besuntar o barbante com cola até o dito cujo endurecer, furar a bola e retirar o plástico murcho para a linda teia redonda virar uma luminária... O detalhe foi que maridex não botou fé no endurecimento do barbante, e para completar, choveu horrores, impossibilitando a cola secar a contento. Arquivei a ideia...


Pois bem, é agora que a brincadeira começa! Véspera de ano novo, hora do almoço, cunhado compra montes de carne esquecendo que não tinha churrasqueira nem carvão... O bom de cidade pequena é que a rede de comunicação age rápido! O espaço para o evento? A mini-pracinha defronte à casa dos sogros, debaixo de um imenso pé de castanhola (na Bahia é amendoeira)!

Num minuto surgem mesas, talheres e acompanhamentos!

Eu no frisson de emperequetar tudo, pedi ao cunhado das carnes (risos) que arrumasse tinta branca para eu dar um grau no cercadinho do pé de oiti que fica junto à calçada da casa. O povo passava e comentava: "Ela não se aquieta, o que tá inventando agora?" Outro detalhe: eu estava bebericando uma cervejinha, copo na mão, pincel na outra, aí o repertório mudava: "Você vai acabar mergulhando o pincel na cerveja e bebendo a tinta!" Eu posso com esse povo fuleiragem?


Pois vejam bem (com sotaque baiano), foi só eu fazer uma pausa para ir ao banheiro para maridex ser contaminado pelos vapores da tinta vencida e finalizar o cercadinho e ainda pintar uma faixa de pedestres em frente à casa!

Sogro varrendo o calçamento para ajudar na fixação da tinta e a plateia observando atentamente...

Explicando: A pracinha lá atrás é triangular e passam carros pelos três lados, sendo que um deles foi um caminho provisório que deveria ter sido fechado após uma obra, o que não aconteceu. Como todo mundo na rua se conhece, estava celebrando em peso na pracinha e toda hora indo e vindo para a casa da família (muitas crianças circulando), Diorgens achou por bem interditar a via e garantir maior segurança para todos, pois o tráfego de motos e caminhões dava nos nervos... Família e amigos trataram de bloquear o acesso com carros e cartazes para reforçar a medida, mesmo que provisória.

Surgiu então a mais nova versão da ABBEY ROAD, diretamente da Praça José do Patrocínio!
Romerão, Dio, Lucas e Lu. Sentido!

Nina desfilando toda na paz...


Beto, se despedindo de todos no maior alto astral. Citando as palavras de Lé, dê lembranças a John e George!

Ceci, que não mostra os dentes de vergonha do aparelho...

Dani, o barbudo-blasé.

Vitinho, Danda e Célia na catwalk.
Totó, procurando Dorothy.

Rel, Deo, Vicente e Vini. Quanto maior o comedimento menor o nível de álcool no sangue.

Passarela noturna, mais glamour! Diu e Lucas só no sapatinho...

Romerão, Diorgens, Guel e Dani treinando para a SPFW. Te cuida, Ashton Kutcher!

Vicente e Ção, arrasando na produção!

Sogrinha em todo o seu esplendor...

Fui dar uma conferida no point!

O mestre e sua obra... Espero que inspire as autoridades de trânsito locais!

Tá chegando a hora! Balões brancos não podiam faltar...

Acabei enrolando mais cinco bolas médias prateadas além da grande laranja. Deu uma alegrada no teto da sala!

Pois é, para fazer companhia às forminhas de empada acrescentei alguns raladores de metal para mais um efeito cenográfico... Eu sei que eles ficariam mais marcantes como centros de mesa, mas como não haviam (além do fato de eu ter constatado por experiência própria que festinhas com arranjos de velas não combinam com crianças), optei por deixá-las bem fora do alcance de mãozinhas curiosas.

Contagem regressiva! Fogueteiros a postos!!! (Mentira, a foto foi depois dos estouros, mas quem era doido de ficar na zona de perigo?)

Beijos, abraços, sorrisos e bandeirolas (olha elas aí de novo!)

Borbulhas de alegria, viva 2012!!!

Um brinde aos bons momentos e à descontração desta família que me adotou!

O sogro Miguel (o homem da vassoura) e o cunhado Nonato (o homem das carnes).

Para encerrar o reveillon com (mais) bom humor, uma foto com todos que usavam roupas listradas...

Só resenhas... Ou, como dizem os mais eruditos da família: "true clownery"!

No dia seguinte, mais lições foram aprendidas, rs.

Sob a batuta da mestre de cerimônias preferida (Diu), mais uma edição do "amigo sacana" foi iniciada. Teve de tudo: livros, utensílios de cozinha, instrumentos musicais sem selo do INMETRO, sabonetes NATURA, mas o mais importante foram as bobagens e o suspense a cada rasgar de papel de presente...

Ah, mas ainda não acabou! Janeiro tem aniversário? Tem, sim senhor!!! (Olha elas aí de novoooo, KKKKKKKKKK)

Vinicius, o sortudo da família, aquele que muda de idade justo na melhor época do ano, quando se consegue reunir mais parentes em volta (e ganhar mais presentes, hein Vini?)

A primarada com o vô no meio!

PARABÉNS VINI!!! Por favor, pare de crescer e engorde só um pouquinho, rsrsrs. Faltou vela, foi o jeito usar meu arranjo de forminha de empada!

Foram férias bem divertidas, com direito a acarajé e cerveja gelada, boas companhias, pudim feito especialmente para mim pela sogra e a cereja do bolo: "sobrinho" George me presenteou com o blu-ray da Noviça Rebelde! Depois de toda a explicação sobre a origem da minha tatoo (ele tb tem uma, enooorme) recebo das mãos da mãe dele o presente, pois o danado foi pra Porto Seguro no reveillon. Só fui ver aqui em Fortal, tem tantos extras que passei quase um dia inteiro assistindo... Valeu, Geo!


Agora acabou MESMO! 2012 chegou com tudo e não está prosa... Fevereiro tem aniversários à vista, além do famoso feriado, que espero curtir bem tranquilamente, longe do barulho, em meu refúgio sossegado.

Beijos

Um comentário:

Adriana Balreira disse...

Menina,
adoro o tanto de festa que vc e sua família toda faz. São muito festeiros. E amei as fotos da passarela! Bem original...Um tal de Beatles também imitou vcs...rsrs...
Eu aqui só babando no tanto de carne, bolo, festas...cervejas... Bom demais.
Adorei as ideias das velas. O do ralador ficou show.
Beijos
adriana