BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Família café-com-leite


Comercial de margarina geralmente está associado pejorativamente a uma utópica família feliz, a algum tipo deLink irrealidade. Eu penso que, já que o assunto "mãe" está em voga atualmente, que aquela dita mãe que deseja o melhor para sua família sempre fará o que estiver ao seu alcance para que esse "comercial" se realize. Pôr a mesa para o café da manhã, tudo combinandinho, um vasinho de flores, um bule fumegante, comidinhas cheirosas... O capricho nesse cenário gera expectativas: será que vão gostar do bolo? Será que vão começar bem o dia depois de comer o pão tostadinho? Será que vão reparar que comprei o iogurte preferido? Será que a marca nova de geléia vai ser aprovada? Difícil pra mim é sentar junto, com tantos detalhes, tantos preparativos. O suco de laranja tem que estar fresquinho, pra não perder as vitaminas (filha só quer sem bagaço, já o marido adora). Cada um come numa velocidade diferente do outro, ainda mais que o horário da escola não permite atrasos... Nos fins de semana é ainda mais trabalhoso, pois as panquecas de sábado e o cuscuz do domingo se institucionalizaram, o marido não fica sem, o filho diz que tanto faz (mas sente falta que eu sei), a filha só quer panqueca se for com nutela e eu deixei de comprar para ajudar a evitar as espinhas juvenis. Complicado agradar a todos, mas o sonho do comercial permanece, não finda. Ainda conseguiremos sentar juntos, o leite fumegando ao mesmo tempo em que o suco mantém o frescor, o pão ainda crocante, o ovo com gema mole para a filha "matar" e o mexido com presunto, queijo e ervas para o filho saborear enquanto o marido corta o queijo coalho assado sobre a tapioca úmida de leite de coco. Alguém ficou com fome? Eu fiquei. Já escrevi um texto sobre um jantarzinho humilde feito pelo meu tio há tempos... Eu estava começando a faculdade de Letras e quis expressar o quanto uma refeição simples poderia ser apetitosa e visualmente atraente, com minúcias de detalhes do próprio ato de comer! Meu tio é artista plástico, estilista, vitrinista, ou seja, alguém que valoriza a aparência de uma mesa de forma a tornar o alimento sobre ela algo especial. Espigas de milho douradas, mingau de aveia, pão com ovo e café com leite foram a combinação mais deliciosa vivida naquele semestre antes de apanhar o ônibus para as aulas. Nessa mesma casa, há muitos anos, havia faltado luz e tomei, à luz de uma solitária velinha, a mais gostosa sopa de feijão com macarrão do mundo, acompanhada de um singelo copo de leite.
Talvez eu perca tempo demais com detalhes, tempo que eu poderia estar aproveitando de outras formas. Mas eu sonho com o comercial de margarina, ou de suco, ou de queijo, ou de goiabada: eu sonho com a família que prepara a refeição em conjunto, senta e conversa, enquanto aprecia o que come. Não precisamos ser loiros e lindos, nem a louça estar toda combinando, mas que a harmonia possa reinar, nos humores e nos sabores.


Para todas as mamães, para as que esperam, para as que já têm, para as que não têm mas amam os enteados, sobrinhos, a todos como se fossem filhos, um feliz domingo.
Beijos

3 comentários:

Veronica Arteira disse...

Edlena, que delicadeza, que cuidado, que carinho e atenção com o pequenos detalhes de uma refeição no dia a dia. A gente chega a sentir o cheiro do café e a salivar pensando nos sabores todos que vc citou... E tapioca??? Aiaiaiiaiai.... Muiito bom! Hj tb escrevi sobre um almoço do dia das Mães. Acho que as lembranças e a saudade faz a gente colocar as palavras para fora.
Adorei.
Bjs e um ótimo dia das Mães!

Sherol Vinhas disse...

Você minha querida, como sempre com textos profundos e delicados.
O que importa para nós "mães" é ver a familia reunida e feliz em volta ou por causa de um detalhe que na verdade é um jesto de amor nosso.
Obrigada minha querida e amiga.
Que Deus continue abençoando a e a sua tão MARAVILHOSA familia.
beijos

Palavras Vagabundas disse...

Edlena, adorei seu texto! Simplicidade e cumplicidade faz de tudo um banquete.
bjs
Jussara