BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


domingo, 15 de agosto de 2010

Minhas heranças

Já contei que tenho (elas já faleceram mas ainda são minhas) duas avós maternas? A de fato e a que criou minha mãe (uma longa história, digna de Janete Clair...). Pois bem, agora mais do que nunca elas estão presentes aqui em casa, representadas por suas antigas máquinas de costura. A da avó Maria Carvalho foi a primeira: chegou muito bem recebida para ser peça de decoração, pois segundo as melhores fontes, gastaria-se muito para que voltasse a funcionar, além de ser um modelo sem muitos recursos.

Nem reparem a bagunça e a péssima qualidade das fotos...

A bichinha, debaixo de toda a parafernália...

Um móvel bem resistente, madeira boa. O metal dos pés pesa uma tonelada!

A da avó Maria do Carmo chegou há pouco tempo. Ela é 110v, precisa de transformador e tem um parafusão no lugar do "pinguelo segurador de tubo de linha". Me ajudem, internautas... Preciso dizer que ela veio sem manual? O modelo é ZIGZAG 247. Será que consigo algo no site da SINGER? Queridas, sejam sinceras: tenho chance de produzir algo de bom com a herança da vovó? Tantas perguntas, tanto a aprender... Já estou seguindo o SUPERZIPER, é um começo!

Ainda uma esfinge me impingindo enigmas...

O móvel nem se compara em resistência com o da antiga, nem pode passar perto de água que desmancha!

Começando as pesquisas...

9 comentários:

Cinária Mendes disse...

Edlena,
Lindas heranças!
Mesmo para decoração são perfeitas.
Beijos

Tania Forti disse...

Oi Edlena, minha mãe tinha uma dessas de pedal, igualzinha, aprendi a costurar nela. Se não estiver quebrada, basta limpar com um pincel e lubrificar. Faz um barulhinho suave ao pedalar, ai, que nostalgia!
Essa outra é igual a minha primeira máquina de costura, que levei no enxoval quando casei, não tem segredo. Chama alguém para fazer uma revisão e pede para te ensinar a passar a linha.
Acho que estamos na mesma sintonia, meu post de hoje também foi sobre esse tema.
bjos

Cissa Branco disse...

Edlena,

Acho que no site da singer talvez você encontre o manual, mas acho mais fácil perguntar por aqui mesmo, pois costureira que se preza nunca abandona uma máquina, e se alguem tiver ou conhecer, com certeza lhe ajudará.
A outra máquina é uma verdadeira herança, linda e super resistente.
Beijos

FLOR DE LÓTUS disse...

Mana, as suas heranças só me confortam, pois sei que através de vc o amor delas será repassado de uma forma toda especial. Amo vc.

Sherol Vinhas disse...

Edlena! A minha mãe tinha uma igualzinha a da sua avó Maria Carvalho, pintou de branco a bancada e deixou os pés na cor do ferro mesmo, ficou lindo, e a usou por muito tempo, até ganhar uma de ultima geração do meu pai, e a outra ficou como objeto de decoração. Já a minha é igual a da sua avó Maria do carmo, foi um presente também de uma amiga, é nela que tento me arriscar as vezes, mas acho que tenho que leva-la para dar uma regulagem, só pra ter certeza se ela que ñ me entende ou sou eu que ñ a entendo rsrs
Que bom que gostou do meu post, fiz com muito carinho mesmo.
bjs querida.

Sherol Vinhas disse...

kkkk a minha é 242, mais antiga amiga! E ñ tenho o manual dela. desculpa.Mas acho que vc acha na internet sim!

Mãe dos filhos disse...

Ed,
eu tenho um primo q já trabalhou consertando essas máquinas de costura singer. Mas isso há muito tempo...não sei se ele ainda está nessa, mas la perto do BNB, no centro, tem uma loja autrizada da singer.
Beijo

Veronica Arteira disse...

Edlena, hj o título o blog deveria ser "eu e as máquinas"...rs
Edlena, as duas maquinas sáo ótimas, mas se estão um tempo sem uso, precisa de alguém pra regular tudo, lubrificarm como já escreveu a Tania aqui nos coments. Procure alguém que costure por perto de vc e informe-se sobre quem revisa máquinas. Tenho certeza de que vc vai fazer coisas lindas nelas. Escreva sobre manual no site da Singer e eles podem informar onde conseguir, mas se tivr quem vá à sua casa revisar, essa mesma pessoa pode explicar pra vc tudinho. Forografe ou filme enqto ele explica. Assim vc não esquece. Pq manual, na realidadee , a gente lê uma ou duas vezes, o resto é na prática mesmo.
Bjssssssssss e obrigada pela visitinha carinhosa.

Veronica Arteira disse...

Edlena,encontrei um manual da singer 270. Não deve ser muito diferente e, se vc quiser , envie o seu email pra mim que eu passo o link pra vc.
veronicaarteira@gmail.com
Bjssssssssss