BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mudinhas e guloseimas

Bom dia, bom dia... epa, já é de tarde, passou do meio dia! É que está chovendo horrores por aqui, com aquela ilusão gostosa de frio que é quando uma cearense com sonhos de neve e Europa aproveita pra se enrolar num cachecol, colocar meias e casaco pra ir comprar ração pra coelha na esquina(sem as meias e o cachecol, só o casaco, senão é demais). Numa dessas minhas caminhadas recentes, resolvi dar início ao meu plantio de ervas e comecei com estas, manjericão e hortelã. O manjericão não é o roxo, acho que não é o próprio pra pôr em massas, mas o cheirinho é similar.

Peguei no PANELINHA a receitas dos cookies integrais da Dora, mas adaptei a receita, pois não tinha farinha integral. Usei aveia e ficou ótimo, a filhota já foi avançando sem nem deixar eu tirar a foto com a pilha arrumadinha, mas quis mostrar o total rendimento...

Fui então cuidar do chazinho pra acompanhar... Aff, minha mudinha tem que desenvolver logo! Alguma dica? Mais ou menos sol? Deixei ela no meio-a-meio.


Não deixei a água ferver, que dizem ser melhor pra preservar o sabor, e joguei as folhinhas de hortelã inteiras. Tem que rasgar? Joga os talinhos também? Ô santa inexperiência...

Cenário montado, hora de atacar! Ficaram mesmo gostosos, me arrependi de ter dito à filha chocólatra que não tinha chocolate, só açúcar mascavo... Ela comeu menos que o normal, mas o filho mais velho mandou ver! Hummmm...

O chá não ficou verdinho como o que minha avó fazia, mas perfumou minhas mãos ao colher as folhas e "aromatizou" a água, rs. Com o tempo eu aprendo o segredo!
Beijos

4 comentários:

Tania Forti disse...

Ai, que fome!
O chá de hortelã você pode colocar o talo também, eu não rasgo nada, dou uma dobrada nos talos. Hortlã em vaso demora um pouco, vai melhor direto na terra e, depois que pega, vira praga.
beijo

Cinária Mendes disse...

Que delicia!
Meus vasos de hortelã sempre morrem,mas o pouco que duram deixam o cheirinho bom demais!Beijos

Cissa Branco disse...

A minha hortelã também está na fase de crescimento. Quando faço chá, o que é difícil por causa do calor, coloco as folhas com o talo, sem rasgar. Deixo a água começar a borbulhar e depois deixo em infusão na xícara por um tempo.
Mas gosto mesmo é de colocar hortelã na água. Comprei até uma jarra de vidro nova para isso, coloco a água em temperatura ambiente, umas folhas de hortelã e algumas rodelas de laranja congeladas e deixo para ir tomando a tarde. Pode ser limão também, mas daí tem que ter cuidado para que o limão não deixe um gosto muito forte na água.
Beijos refrescantes

Chantal Jeanne disse...

Nossa ! como eu queria tomar este chá. Amo chá de ervas, amo de paixão. Hoje esta chovendo, faz frio e estou vou tomar um de mação com canela. Beijos