BEM-VINDOS, TIJOLINHOS!

Vamos construir juntos esse espaço de convivência e troca de figurinhas sobre artesanato, cinema, livros, decoração, filhos, jardinagem, horticultura e tudo mais de bom que possa surgir!


terça-feira, 6 de abril de 2010

Encontros e despedidas

Antiga estação central de trem. Acima lê-se "THERESINA".

Na semana santa viajamos para Teresina, capital do nordeste que não conhecia ainda. Fazia tempo que não viajávamos num feriado, pois não gostamos de encarar concorrência nas estradas... Mas a escolha foi correta, porque como Teresina não tem mar, a tendência dos moradores de lá foi sair da cidade no período, o que comprovamos pela fila extensa de veículos no sentido contrário. Nossa pista estava praticamente vazia, parecia que estávamos naquele filme IMPACTO PROFUNDO, quando a protagonista seguia para encontrar o pai, ignorando a multidão aflita que fugia na direção oposta à tsunami que se aproximava.

Além de ACADEMIA, rolaram QUEST e IMAGEM & AÇÃO. Reparem a janela fechada respingada...

Felizmente não rolou tsunami, mas as noites em Teresina foram chuvosas, algumas bem extremas, com direito a relâmpagos e trovões impressionantes. Deu pra sentir um friozinho, alguns até xales usaram pra se aquecer! Motivo para boas rodadas de jogos de tabuleiro acompanhadas de vinho e queijos...

Ponte metálica que liga Teresina ao Maranhão

Fomos maravilhosamente recebidos pelo cunhado e cunhada, que nos levaram a divertidos city-tours pela cidade, que é intensamente arborizada, banhada por dois rios e muito, muito limpa. De dia o calor é comparável ao de Fortaleza, nada tão terrível como se apregoa.

Monumento ao "Cabeça de Cuia", a lenda mais famosa, boa pra contar pras criancinhas antes de dormir... (tadinhas, contem não!)

Debaixo dos viadutos e pontes há intenso comércio de flores, transformando esses espaços normalmente sujos e relegados aos sem-teto em recantos atraentes, cheios de cor e vida.

A ponte estaiada impressiona...

A cidade foi planejada, é jovem e agora tem um marco, um ícone pra ninguém negar: a ponte estaiada Mestre João Isidoro França, uma estrutura impactante que trouxe um ar futurista à capital piauiense. Há um mirante de 95 metros no centro que infelizmente não tivemos a chance de conhecer, mas ficou agendado para a próxima vez. O retorno ao lar foi mais movimentado, pois atrasamos a saída e pegamos o trânsito de final de feriadão. Os últimos sessenta quilômetros foram lentos e cansativos, com toda a ansiedade de chegar, pois tínhamos o niver da sobrinha e da avó, que acabamos indo "naquele estado", sem passar em casa pra tomar banho nem nada, pois já estava muito tarde e o stress estava grande. Beijamos as aniversariantes, tiramos fotos, beliscamos alguns salgadinhos e "pegamos o beco", preocupados com nossos gatinhos e loucos pra pôr roupas limpas e esticar as pernas nos sofás... Graças que a casa estava em ordem e nossos mascotes também.

Elvira, muitas saudades...

O dia seguinte foi de tristeza com uma notícia inesperada: um acidente automobilístico tirou a vida de uma sobrinha do marido, que havia recentemente mudado para São Paulo. Com apenas 27 anos, ela faleceu juntamente com os sogros num acidente no interior do estado, após o choque com uma carreta tombada na estrada chuvosa à noite. A família toda está abalada e buscando forças para lidar com a situação de perda. Que a fé em Deus possa confortar os pais e irmãos de Elvira, e nos alivie a todos da saudade que ela deixa.

Um comentário:

Mãe dos filhos disse...

Lindas as fotos de Teresina. Parece mesmo uma cidade bem organizada. E q notícia triste...q Deus conforte a toda a família Meira!
Bj